Solicite uma conversa

Câncer de próstata pode prejudicar a fertilidade masculina?

Câncer de próstata pode prejudicar a fertilidade masculina?

Postado em: 16 de novembro de 2017

No Brasil de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença no País entre os homens.

Homens com mais de 45 anos podem sofrer de câncer nessa glândula, porém, quando houver casos na família, a consulta com um médico especialista deverá ocorrer antes, por volta dos 40 anos. Mas o que o câncer na próstata pode acarretar na fertilidade masculina?

Diretamente o câncer de próstata não tem relação com a infertilidade masculina, mas sim os tratamentos para a doença, que afetam diretamente a fertilidade. Ao constatar o câncer e verificar o histórico de vida do paciente, se já tem ou pretende ter filhos, é essencial para indicar o tratamento ideal, bem como o procedimento adequado.

O que é câncer de próstata?

A próstata produz um fluido que além de nutrir, transporta o esperma. Quando há dificuldades para urinar ou mesmo sem sintomas, chegando o homem aos 45 anos, é necessária uma visita ao especialista, para exames e orientação.

Há casos em que o câncer é agressivo e necessita de maiores tratamentos como radioterapia, quimioterapia, entre outros tratamentos. Alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente, por isso, o monitoramento é essencial.

No Brasil de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença no País entre os homens.

Principais causas do câncer de próstata

Não há uma causa específica, porém estudos apresentam que desequilíbrios genéticos podem causar alterações moleculares, desencadeando assim seu desenvolvimento.

Afinal, o câncer de próstata pode ou não prejudicar a fertilidade masculina?

As infecções que atingem a próstata podem afetar a fertilidade do homem. Quanto ao câncer, não existe uma relação direta com a infertilidade masculina, mas sim os tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Quando detectado o câncer, o médico deverá aconselhar seu paciente para fazer a congelação do sêmen, medida esta adotada caso o homem tenha o desejo de ter um filho posteriormente, porém, independente da idade a orientação de congelamento do sêmen é indicada.

Ao falarmos de tratamentos para a infertilidade masculina, um bom diagnóstico com um médico de confiança é o aconselhado. A Clínica GERA conta com profissionais altamente renomados no País que cuidam de cada caso com total atenção e exclusividade, a fim de garantir a restauração da fertilidade. Assine a newsletter e fique por dentro dos mais variados assuntos relacionados à fertilidade com quem é referência.

Solicite uma Conversa