Cisto de ovário: o que é, como identificá-lo e quais são seus sintomas

Postado em: 27 de agosto de 2016

Muitas dúvidas sobre o cisto de ovário são presentes no consultório. Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes.

São muitas as dúvidas que pairam sobre os cistos de ovário. Por isso, estamos preparando uma série de perguntas e repostas para esclarecer melhor esse tema. Nessa primeira publicação, respondemos a cinco perguntas preliminares frequentes sobre cisto de ovário. Leia às respostas com atenção e comece a compreender melhor o que um cistos de ovário realmente é.

1. O que é um cisto de ovário?

Cisto de ovário é uma formação com conteúdo líquido de alguns milímetros até vários centímetros, como uma bexiga. Pode ser tão grande que ocupa todo o abdome. Quando pequenos e múltiplos são bilaterais e diagnosticados como ovários policísticos, tendo relação com problemas de ovulação (pacientes não ovulam). Em raras situações, podem ser malignos e, nesta condição, geralmente têm paredes irregulares ou conteúdo sólido.

1. Quais são os tipos de cisto de ovário?

No início do ciclo menstrual, existem várias pequenas formações císticas que crescem até 7mm. Por volta do quinto dia do início da menstruação, começa a destacar-se uma das formações císticas, que passa a crescer enquanto as outras diminuem. Este que cresce é o cisto dominante que após pouco mais de 2cm estoura, liberando o óvulo (ocorre a ovulação) e o cisto desaparece. Contudo, essa formação pode persistir, interrompendo a ovulação e podendo crescer até vários centímetros, o que resulta em problemas para a mulher.

Em pacientes com ovários policístico, os pequenos folículos param de crescer com 6-7mm, não ocorrendo a ovulação. Esta falta de ovulação acarreta impossibilidade de gravidez e aumento dos hormônios masculinos na mulher. Os ovários ficam pouco maior que os ovários normais, mesmo não apresentando nenhum cisto grande.

Existem, ainda, outras ocorrências de cistos, em geral benignos. Mesmo assim, é preciso fazer acompanhamento médico para garantia de qualidade de vida à paciente.

Grupo Gera Cistos de Ovário

1. Quando suspeitar de cisto de ovário e como identificá-lo?

Na maioria das vezes, o cisto de ovário não provoca qualquer sintomatologia. Outras vezes, pode causar leve desconforto no baixo ventre, ou mesmo dor fraca, que pode intensificar-se se ocorrer complicações como rotura. Assim, boa parte das vezes o cisto é achado de exame de ultrassonografia de rotina ou quando a paciente sente leve dor e o ginecologista pede o exame de ultrassom ou faz o exame ginecológico.

No caso de ovários policísticos, há alterações menstruais (atrasos menstruais constantes), sendo esse um de seus principais sintomas. Para serem identificados, realiza-se a ultrassonografia, observando-se vários pequenos cistos de até 6-7mm, distribuídos nas camadas mais externas dos ovários.

1. O que o cisto de ovário pode causar?

Além de leve desconforto ou mesmo dor ou incomodo na região ovariana, ele pode causar muita dor quando ocorre a torção. Por ser uma estrutura pediculada, a base do ovário pode torcer-se devido à movimentação do cisto durante um movimento brusco da mulher causado dor aguda e intensa. Outras vezes, pode romper.

Quando muito grande, pode levar a desconforto severo abdominal e até dificuldade respiratório ou distúrbios intestinais e urinários.

O cisto por si só não causa distúrbios menstruais ou infertilidade. Estas alterações são causadas por distúrbios hormonais nas pacientes com ovários policísticos.

1. O que fazer caso haja suspeita de cisto no ovário?

A melhor opção é consultar-se com um ginecologista o quanto antes, para evitar maiores complicações. A partir dos exames corretos, é possível fazer o diagnóstico correto e preciso para depois haver encaminhamento ao tratamento.