Solicite uma conversa

Como o uso da camisinha pode te ajudar a se proteger de infecções que causam infertilidade

Como o uso da camisinha pode te ajudar a se proteger de infecções que causam infertilidade

Postado em: 23 de novembro de 2017

Algumas infecções causam infertilidade, por isso, vamos esclarecer sobre as DST que originam das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que crescem anualmente por conta da não informação.

Com a chegada do verão e o período de festas, casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) aumentam, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e isso interfere diretamente na infertilidade tanto dos homens, quanto das mulheres.

O uso de preservativo é essencial em todas as épocas do ano, evitando assim diversas doenças e protegendo a saúde. Mas o uso da camisinha pode mesmo proteger de infecções que causam infertilidade?

A importância de se usar a camisinha

Um método contraceptivo conhecido, porém ainda enfrenta alguns tabus e preconceitos nos dias atuais. Além de contraceptivo, a camisinha é um importante aliado à prevenção das DST, como a AIDS, gonorreia, hepatite B, entre outras.

Dentre os motivos que algumas pessoas ainda costumam levantar para não usar a camisinha, são: confiança no parceiro (a), desconforto no ato sexual, medo, vergonha, entre outros. Por isso, o diálogo é importante entre o casal, sempre deixando claro que a saúde é prioridade.

Principais infecções que causam infertilidade

Algumas infecções causam infertilidade, por isso, vamos esclarecer sobre as DST que originam das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que crescem anualmente por conta da não informação.

O que é DST?

As DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são doenças venéreas causadas por vários tipos de agentes e são transmitidas principalmente através de relações sexuais com pessoas infectadas sem o uso de preservativos ou outro método de barreira.

Aproximadamente cerca de 340 milhões de casos de DST por ano acontece no mundo, sendo a clamídia, gonorreia e a sífilis em maior número, ao qual a herpes genital e o HPV não constam neste levantamento.

Geralmente as DST se manifestam no organismo por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Como o uso da camisinha pode ajudar a proteger essas infecções

O uso do preservativo nas relações sexuais é o método mais seguro e eficaz para a redução do risco de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e consequentemente das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além do vírus da AIDS.

Ao utilizar a camisinha você e seu/ sua parceiro (a) estão seguros, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo, ocorra aproximadamente 340 milhões de casos de DST por ano. Importante lembrar também que segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, cerca de 4% a 5% da população acima de 65 anos de idade são portadores do vírus HIV, comprovando que homens e mulheres na terceira idade estão mantendo relações sexuais sem prevenção e consequentemente se contaminando com o vírus da AIDS e outras DST.

Assine a newsletter da Clínica GERA e mantenha-se informado com conteúdos relevantes a respeito da sua saúde.