As causas para a infertilidade feminina podem ser várias, porém as mais comuns estão relacionadas às falhas na ovulação ou a problemas hormonais. No entanto, após alguns exames específicos que descartam outras complicações mais sérias, no caso de uma dessas…
O ultrassom pélvico é um tipo de exame diagnóstico de imagem conhecido por ultrassonografia, ecografia ou simplesmente ultrassom. A ultrassonografia é um e exame muito utilizado para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo, sendo que quando realizado…
Ultrassonografias servem para observar órgãos internamente, a fim de diagnosticar de maneira mais precisa e pouco invasiva, alguma possível doença através da emissão e recepção de ecos transformados em imagens. Existem vários tipos de ultrassonografias, mas no caso do ultrassom…
Precisa fazer um ultrassom endovaginal, mas não sabe do que se trata? Trata-se de nada menos que um exame de um tipo de ltrassonografia, também conhecido por ultrassom transvaginal ou intravaginal, por ser feito através da vagina. Ele é um…
Você já ouviu falar do hormônio FSH? Ele é um dos principais investigados em casos de infertilidade, pois tem função essencial na regulação das funções sexuais do indivíduo. O FSH é um hormônio produzido pela hipófise. Sua liberação começa a…
Chegou a hora de aumentar a família? Ter um bebê não é algo simples, e por isso requer planejamento. Tanto financeiro, que é a preocupação mais comum, quanto o da saúde de mãe e bebê. A mulher precisa saber como…
Já ouviu falar em Exame de fragmentação de DNA do espermatozoide? A infertilidade conjugal é definida como a incapacidade de um casal atingir a gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares e bem distribuídas durante o ciclo menstrual, sem…
A vídeo-histeroscopia ou simplesmente histeroscopia, passou a ter seu campo de atuação muito difundido e ampliado, devido à possibilidade de se observar em monitores as imagens do interior do útero. Uma óptica é introduzida através da vagina e chega à…
Um exame rotineiro, porém de muita importância na avaliação ginecológica, pois é utilizado para confirmar a normalidade do útero, ovários e tubas uterinas (trompas), e assim, propor a melhor condução dos tratamentos em Reprodução Assistida.