Icone informações
Quero agendar
uma consulta
Icone informações
Quero mais
informações
Sobre o que você deseja saber?
Preencha os dados abaixo, selecione o assunto deinteresse e receba informações exclusivas!

Fertilidade x pacientes oncológicos

Fertilidade x pacientes oncológicos

Postado em: 14 de agosto de 2017

Quando diagnosticados com câncer, pacientes precisam de maior esclarecimento médico a respeito da preservação da fertilidade e o que pode ocorrer neste processo.

A preservação da fertilidade é um assunto que precisa ser discutido entre o médico e o paciente que vai passar por um tratamento oncológico, isso porque os efeitos da quimioterapia e radioterapia podem causar danos ao tecido ovariano e testicular, levando ao comprometimento da fertilidade em diferentes graus.

Ao final da terapia os pacientes são divididos em quatro grupos, que variam conforme o tipo de câncer, o tratamento indicado, o tempo e a dosagem dos medicamentos. O primeiro grupo é aquele em que a função reprodutiva continua normal e o casal pode engravidar facilmente de forma natural.

O segundo se caracteriza pela infertilidade temporária, ou seja, a mulher pode ficar sem menstruar e o homem sem espermatozoides por um período que depende do tipo de tratamento, das doses recebidas e da resposta natural de cada paciente.

Já no terceiro grupo estão aqueles pacientes que terão dificuldade de engravidar da forma convencional, porém com a ajuda de técnicas reprodutivas eles podem ser tornar pais sem grandes dificuldades.

Porém, o último grupo é formado por pacientes que recebem como diagnóstico a infertilidade permanente, devido à alta agressão sofrida na função ovariana ou testicular.

Para evitar surpresas desagraveis é importante conversar com o seu médico e procurar também um especialista em reprodução assistida, dessa forma, os profissionais poderão avaliar quais riscos o paciente pode correr.

Como solução, a medicina oferece diversas opções para ajudar o casal a realizar o sonho de ter uma família, depois do tratamento. Entre as técnicas mais buscadas estão o congelamento de óvulos, de tecido ovariano, de sêmen, de tecido testicular e de embriões. Verifique com o um profissional o melhor meio para garantir uma gravidez futura.

Fonte: Joji Ueno, ginecologista, doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP, diretor e fundador da Clínica GERA (São Paulo e Campo Grande).