Preencha os dados abaixo, selecione o assunto de interesse e receba informações exclusivas!

Ovulação tardia: O que é? Veja tudo aqui!

Postado em: 19 de agosto de 2019

Anda se perguntando o que é a ovulação tardia, e se você tem enfrentado essa condição? Então, você veio ao texto certo. Veja a seguir! Você já deve ter ouvido falar que a “Tabelinha” é um péssimo método. Tanto anticoncepcional, quanto se o objetivo for engravidar. O motivo é simples: a ovulação feminina é algo […]

Você já deve ter ouvido falar que a “Tabelinha” é um péssimo método. Tanto anticoncepcional, quanto se o objetivo for engravidar. O motivo é simples: a ovulação feminina é algo irregular, sendo impossível prevê-la com 100% de acerto. Afinal, pode ocorrer a chamada ovulação tardia, ou mesmo a ovulação precoce.

A ovulação é o processo pelo qual um óvulo é liberado pelo ovário. Ele acontece mensalmente, deixando o gameta feminino disponível na tuba uterina. Assim, ele pode ser fecundado por um espermatozoide e gerar um embrião.

Normalmente, a ovulação acontece no 14º do ciclo menstrual. Ou seja, no 14º após o primeiro dia da última menstruação. No entanto, uma série de fatores pode afetar o processo hormonal de liberação do óvulo. Assim, essa previsão pode ser desobedecida.

Quando a mulher tem ovulação tardia, por exemplo, é comum que seu óvulo seja liberado lá pelo 21º dia do seu ciclo. Logo, o gameta ficará disponível depois do que era esperado. Esse adiamento pode ser um problema para a mulher que deseja, e para a que não deseja engravidar.

Como a ovulação tardia afeta a mulher?

ovulação tardia: prevenção e planejamento

A ovulação tardia pode complicar a prevenção e o planejamento da gravidez.

Imagine que você deseja engravidar e, por isso, faz o acompanhamento do seu ciclo com o auxílio de uma tabelinha ou aplicativo. Porém, sua ovulação anda atrasando.

Sem saber disso, você e seu parceiro intensificam a prática sexual entre o 11º e 17º dia do seu ciclo. Esse intervalo é considerado o período fértil feminino

Um espermatozoide sobrevive por até 3 dias no corpo feminino. Intensificar a prática sexual por esses 7 dias vai criar um estoque de gametas masculinos, aumentando as chances de fecundação. Sem contar que os espermatozoides estarão disponíveis se o óvulo se adiantar ou atrasar um pouco.

Como dito, porém, a ovulação tardia costuma atrasar o óvulo, pelo menos, até o 21º. Assim, se você e seu parceiro não fizerem sexo nos dias seguintes ao que era previsto como um período fértil, as chances de gravidez serão nulas.

Agora, se o objetivo é prevenir a gravidez, a ovulação tardia pode ser ainda mais incômoda. Se a mulher não utilizar métodos contraceptivos, terá grandes chances de engravidar. Isso porque, seu período ocorrerá fora do previsto, aumentando o risco de uma fecundação indesejada.

Por esses motivos, é importante não utilizar a apenas a tabelinha como um método contraceptivo. E se o objetivo for a gravidez, contar com o auxílio médico poderá agilizar o processo de alcance da gestação.

Como a ovulação afeta a menstruação?

A menstruação pode atrasar quando se tem ovulação tardia.

A menstruação normalmente acontece 12  a 14 dias após a ovulação. Por isso, a mulher que enfrenta uma ovulação tardia também terá sua menstruação atrasada por alguns dias. Isso pode trazer inconvenientes e até insegurança, já que muitas mulheres interpretam o atraso na menstruação como um sinal de gravidez.

Mulheres com ovulação tardia também costumam ter uma menstruação com fluxo mais intenso. Isso acontece devido ao acúmulo maior do estrogênio, um hormônio produzido antes da menstruação.

O estrogênio é responsável pelo espessamento da parede interna do útero. A menstruação nada mais é do que a descamação dessa parede interna, chamada de endométrio. Se o endométrio se tornar mais espesso antes da menstruação, o fluxo para sua liberação será automaticamente mais intenso.

Quais as causas da ovulação tardia?

O estresse é uma das causas da ovulação tardia.

Uma série de fatores pode levar à ocorrência da ovulação tardia. Muitos deles podem ser tratados com mudanças simples de hábitos, mudanças essas nem percebidas pela mulher. É o caso, por exemplo, do estresse, que pode diminuir de um mês para o outro se o ritmo no trabalho mudar.

O ponto é que a ovulação tardia pode não ser constante. Existem casos em que ela ocorre esporadicamente, em apenas alguns meses do ano. Por isso, ela costuma ser preocupante apenas quando se torna recorrente. Nesse caso, a demora na liberação do óvulo pode ser sinal de problemas mais sérios, como a SOP. Veja as causas da ovulação tardia a seguir.

Medicamentos e drogas

O uso de alguns medicamentos pode afetar diretamente o ciclo menstrual feminino. Assim como o uso de substâncias ilícitas, como a maconha e a cocaína.

No caso dos remédios, costumam ser mais influentes produtos como:

• Antipsicóticos;
  • Medicamentos para a tireoide;
  • Antidepressivos;
  • Quimioterápicos contra o câncer;
  • Esteróides;
  • Anti-inflamatórios não esteroides (usados por tempo prolongado).

Síndrome do Ovário Policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, ou SOP, é um problema que provoca o aumento no tamanho dos ovários e a formação de cistos sua parte externa. Como consequência, a condição leva ao atraso na ovulação, algumas vezes até impedindo a liberação do óvulo.

Entre os sintomas da SOP estão a menstruação irregular, acne intensa, excesso de pelos no rosto e outros.

Estresse

O estresse pode surgir por uma série de motivos, incluindo a pressão no trabalho ou na vida pessoal. Ele costuma ser fácil de tratar, demandando apenas a mudança de hábitos da mulher. A prática de exercícios físicos regulares e a manutenção de uma dieta saudável também têm efeitos positivos no tratamento da condição.

Amamentação

Durante o período de amamentação, o corpo feminino libera grande quantidade de prolactina. A substância é a responsável por estimular a produção de leite. Como consequência, podem ocorrer atrasos na ovulação e menstruação, ou mesmo a inexistência das duas.

Disfunções da tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de uma série de hormônios. Por isso, sua hiperatividade (produção em excesso de hormônios) ou hipoatividade (baixa atividade) podem afetar a ovulação. Afinal de contas, todo o processo de liberação do óvulo é hormonal.

Entre os sintomas dos problemas na tireoide estão a irritabilidade, frequência cardíaca irregular, depressão e dores musculares.

Sintomas da ovulação tardia

Pode-se observar vários sintomas na ovulação tardia.

Considerando que a ovulação tardia não é propriamente uma doença, é difícil estabelecer sintomas para ela. Ainda assim, existem sintomas bastante comuns, relacionados as causas do atraso da ovulação. Entre eles estão:

• Mudanças de humor;
  • Estresse;
  • Cansaço;
  • Excesso de pelos e acne no rosto.

Fora isso, é possível destacar sintomas da própria ovulação. Ou seja, sinais que a mulher pode perceber no dia que sua ovulação acontece. Assim, é possível “acompanhar” a liberação do óvulo e intensificar a prática sexual no período (se o objetivo for engravidar).

Os sinais da ovulação incluem:

• Aumento da libido;
  • Muco vaginal mais líquido e intenso, semelhante à clara de ovo;
  • Aumento da temperatura do corpo.

Ainda é possível utilizar um teste de ovulação para descobrir se o óvulo está disponível para fecundação. O teste é semelhante a um teste de gravidez.

Ovulação tardia dificulta a gravidez?

Como explicado ao longo deste texto, é comum que a mulher que deseja engravidar programe a intensificação da prática sexual para o 14º dia do seu ciclo. Porém, se essa mulher possuir a ovulação tardia, essa programação de nada adiantará.

Esse é o único aspecto que dificulta o alcance da gravidez. A menos que o atraso na ovulação seja fruto de um problema mais sério, como a SOP, ele não costuma ser um empecilho para a gestação. Pode dificultá-la, atrasá-la, mas não causará infertilidade.

Qual o tratamento indicado?

Há vários meios de tratar a ovulação tardia.

O tratamento indicado para a ovulação tardia vai depender da causa do problema. Algumas mulheres, inclusive, nem costumam procurar um médico para resolver o incômodo.

Em todo o caso, vale ressaltar que, caso o atraso seja constante, a procura pelo especialista é essencial. Por meio do seu diagnóstico, ele poderá verificar se a causa do atraso é algo simples, como o estresse, ou uma condição mais grave, como a SOP.

A seguir, listamos os tratamentos normalmente indicados para as causas mais comuns da ovulação tardia.

• Medicamentos: suspensão do uso dos medicamentos ou troca por outro remédio.
  • Drogas: suspensão do uso de drogas.
  • SOP: principalmente o uso de pílulas anticoncepcionais.
  • Estresse: mudança de hábitos, dieta saudável e prática regular de atividades físicas.
  • Disfunções na tireoide: uso de medicamentos para o tratamento.

Além da ovulação tardia, a mulher também pode conviver com a ovulação precoce. Ambos os casos podem dificultar a gravidez e, se achar interessante, o médico pode sugerir uso de uma técnica de reprodução assistida. A mais comum delas é a fertilização in vitro.

Fertilização in vitro: o que é

A fertilização in vitro é um dos processos mais utilizados para o alcance da gestação por casais que têm dificuldades em engravidar. Para que ela seja realizada, a mulher passa por um processo de indução da ovulação. Assim, vários óvulos são coletados e levados ao laboratório.

No passo seguinte, os espermatozoides masculinos também são coletados. Esse processo pode ser realizado por meio da masturbação, ou então pelo pinçamento direto dos espermatozoides nos testículos.

Depois, óvulo e espermatozoide são unidos em laboratório. Eles geram um embrião, que é amadurecido por  tres a cinco dias.

Em seguida, esse embrião é transferido para o corpo feminino. Então, ele precisa se agarrar à parede interna do órgão, o endométrio. Caso consiga fazê-lo, dará-se início à gravidez.

A fertilização in vitro também pode ser realizada por meio de gametas doados e/ou uma barriga solidária.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a ovulação tardia. Caso perceba a frequência desse incômodo, procure seu médico. O especialista poderá diagnosticar as causas do problema e sugerir o tratamento ideal.