Icone informações
Quero agendar
uma consulta
Icone informações
Quero mais
informações
Sobre o que você deseja saber?
Preencha os dados abaixo, selecione o assunto deinteresse e receba informações exclusivas!

Vasectomia é reversível?

Um método cirúrgico contraceptivo de esterilização masculina simples, seguro e eficaz, que ainda gera muitas dúvidas. Mas afinal, o que é a vasectomia?

Algo que ainda gera muitas dúvidas entre os homens é a vasectomia, pois a dúvida maior é a respeito da infertilidade, porém, a vasectomia é um procedimento seguro e eficaz  de controle da fertilidade, que não interfere em nada na potência sexual masculina, a não ser na capacidade reprodutiva do homem.

Procedimento da vasectomia

A técnica cirúrgica é realizada por urologistas, no qual uma anestesia local é aplicada e o procedimento dura em torno de uma hora. Uma incisão é feita nos ductos diferentes que transportam os espermatozoides do epidídimo (onde eles amadurecem e são armazenados), à uretra, interrompendo a passagem dos espermatozoides para o sêmen no momento da ejaculação. A interrupção do canal é feita nos dois lados, sendo o local distante anatomicamente dos nervos e artérias testiculares, não comprometendo a percepção e potência sexual masculina. Nenhuma alteração perceptível ocorre no sêmen, posto que 98% do líquido seminal continua sendo produzido naturalmente em cada ejaculação.

Mas e a recuperação, é dolorosa?

Um procedimento simples e seguro, com pós-operatório igualmente simples, porém que requer total cuidado. O corto é realizado em canais diferentes e por isso, o escroto ficará mais sensível e poderá ocorrer uma inflamação, causando então desconforto e dor local nos primeiros dias.

O tempo de recuperação irá variar, mas aproximadamente de 3 a 5 dias é possível voltar a realizar as atividades diárias, como dirigir. Relações sexuais deverão ser evitadas aproximadamente por 2 semanas (período de recuperação), para melhor cicatrização. É necessário o uso de outros métodos anticoncepcionais até 15 a 20 ejaculações, pois uma quantidade residual de espermatozoides pode ser eliminada durante as primeiras ejaculações. O homem só é considerado estéril quando o espermograma for realizado após 30 dias da vasectomia e não for detectada a presença de espermatozoides no sêmen.

Vale lembrar que a maioria dos pacientes relata melhora no desempenho e prazer sexual do casal após a vasectomia, o que pode ter relação com o desaparecimento do medo de uma gravidez indesejada.

Cuidados pós-vasectomia

Como dito anteriormente, o pós-operatório da vasectomia é tranquilo, mas é recomendado o repouso, bem como evitar carregar peso e a prática de exercícios físicos ao menos por 5 dias.

Quanto ao curativo, a troca pode ser feita 3 vezes ao dia. O curativo da cirurgia é absorvido pelo organismo, não sendo necessário o retorno ao médico para a retirada dos pontos. Todo procedimento cirúrgico pode causar desconforto, para isso compressas de gelo para aliviar o inchaço e alguns medicamentos analgésicos podem ser utilizados de acordo com a prescrição médica.

Mas afinal, a vasectomia é reversível?

A vasectomia é uma técnica contraceptiva eficiente e segura, no entanto, ela pode ser revertida em alguns casos.

As taxas de gravidez (70 a 80%) são elevadas quando a reversão desejada ocorre em até três anos após a cirurgia, no entanto, essas taxas diminuem para 30% quando a reversão é realizada após 10 anos do procedimento, pois por mais que o corpo volte a produzir espermatozoides, os mesmos podem não ser férteis, dificultando assim a gravidez.

Quando não for possível a recanalização, outras técnicas de reprodução humana podem ser indicadas, pois a produção de espermatozoides, apesar de reduzida ainda existe.

Uma decisão que merece reflexão

Antes de se submeter à vasectomia, o homem deve refletir sobre novas possibilidades em sua vida que podem acontecer no futuro. Por exemplo, se a condição financeira do casal melhorar e desejassem assim um novo filho, ou mesmo se o casal se divorciasse e o homem perdesse a guarda do filho e quisesse construir uma nova vida com uma nova parceira e ter um filho ou  outras eventualidades, que podem acontecer e que devem ser refletidas antes de se tornar estéril.

Na Clínica GERA você encontra profissionais especializados em restaurar a fertilidade. Agende uma conversa e saiba mais.

Voltar