O que é um mioma uterino?

Postado em: 27 de agosto de 2016

Saiba mais sobre esta espécie de tumor benigno que afeta as mulheres e que ainda gera muitas dúvidas.

Saiba mais sobre o mioma uterino uma espécie de tumor benigno que afeta as mulheres e que ainda gera muitas dúvidas.

Miomas Uterinos são tumores benignos que crescem no miométrio e necessitam de acompanhamento clínico. Podem produzir sangramentos atípicos, dores pélvicas e fluxo menstrual elevado. O tratamento medicamentoso ou cirúrgico se baseia no estudo do mioma, bem como sua localização e tamanho, além da idade e desejo futuro de gestação.

Os miomas uterinos são tumores benignos que surgem a partir do desenvolvimento do músculo liso que cresce dentro ou na periferia do útero. Acredita-se que a origem dos miomas seja por uma mutação em uma única célula, que afeta as demais células vizinhas, produzindo um crescimento desenfreado e anormal de uma massa distinta do miométrio (revestimento uterino).

Como os miomas uterinos se desenvolvem?

Os miomas se desenvolvem durante a fase reprodutiva e regressam após a menopausa. Isto se deve ao fato de que altas concentrações de estrógeno e progesterona estimulam o desenvolvimento dos miomas uterinos, enquanto que na menopausa esses níveis estão bastante reduzidos, diminuindo assim os riscos de mioma neste período.

Mas pode ser um tumor maligno?

O que mais assusta as mulheres que recebem o diagnóstico de mioma é que este possa evoluir para um tumor maligno ou ter problemas para engravidar, mas é importante deixar claro que somente 5% dos miomas causam infertilidade, além de que são raríssimos os casos de evolução maligna dos miomas.

O que causa um mioma uterino?

Não existe uma causa definida para o aparecimento de miomas uterinos, mas existe uma tendência maior entre membros da família, mulheres de raça negra, obesidade e consumo de álcool.

Existe algum sintoma?

Os miomas podem ser silenciosos, ou seja, assintomáticos e eles não atrapalham a gravidez, alguns até regridem e desaparecem após a gestação.

30 a 60% das mulheres em período fértil apresentam os seguintes sintomas:

• Período menstrual prolongado;
  • Elevado fluxo menstrual;
  • Sangramentos atípicos durante o mês;
  • Dor ou sensação de peso na região pélvica.

Dependendo do local e tamanho do mioma, a bexiga pode sofrer uma pressão e causar a sensação de esvaziamento urinário incompleto, além de alterações no trato gastrointestinal, como por exemplo, ocorrência de prisão de ventre.

Ter um mioma é grave?

A gravidade do mioma varia de acordo com a sua localização, tamanho e sintomas que se manifestam.

Os miomas do tipo submucosos se localizam na porção central do útero e produzem sangramentos abundantes e risco aumentado de abortos. Já os pediculados, que ficam ligados ao útero ligados por um estreito ligamento, produzem dores pélvicas. Os intramurais são os mais comuns, aumentam o volume do útero e produzem intenso fluxo menstrual e dor pélvica.

Como diagnosticar um mioma uterino?

O diagnóstico de miomas uterinos é realizado avaliando as queixas da paciente e exames laboratoriais, como hemograma completo, ultrassonografia transvaginal e confirmação por ressonância magnética, exame de mostra melhor a localização e dimensão do mioma, capacitando o médico na escolha do tratamento adequado. Medicamentos podem ser utilizados para reduzir os sintomas e regredir o mioma, preparando a mulher para procedimentos cirúrgicos em casos de necessidade, como por exemplo: histeroscopia, laparoscopia, miomectomia ou até mesmo histerectomia. A técnica cirúrgica escolhida varia com o quadro clínico (tamanho e localização do mioma) e desejo de futura gestação.

Investigar a causa da infertilidade com exames precisos e atendimento diferenciado, na Clínica GERA você conta com profissionais prontos a lhe atender, com o máximo de descrição e profissionalismo. Solicite uma conversa.